Tuesday, June 7, 2011

Kit é primeira tentativa incisiva de combate à homofobia nas escolas


 
 

Projeto Escola sem Homofobia desenvolve ações contra o preconceito

Toni Reis (Foto: Divulgação) 
Toni Reis, presidente da ABGLT (Foto: Divulgação)
Desde 2005, o Ministério da Educação (MEC) desenvolve o Projeto Escola sem Homofobia para combater o preconceito sexual nas escolas do país, por meio de ações como formação de professores, seminários, palestras, pesquisas e estratégias de comunicação. É justamente parte destas ações que vem causando polêmica nos últimos tempos: o chamado kit anti-homofobia, material educativo com vídeos, boletins, cadernos e cartazes que seria distribuído em escolas de todo país.

“O material foi feito por especialistas, pessoas que entendem da área. Foram envolvidas 537 pessoas, que participaram de seminários, das capacitações, da elaboração do material, dos grupos focais. Foi um trabalho de três anos”, diz o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis.

O kit recebeu pareceres favoráveis tanto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) quanto do Conselho Federal de Psicologia. Ambos classificaram como “adequados às faixas etárias e de desenvolvimento afetivo-cognitivo a que se destinam”.

De acordo com Reis, que realiza pesquisa de doutorado sobre a homofobia nas escolas, a principal consequência do preconceito é a evasão escolar, principalmente nos casos de transexuais e travestis, que costumam largar as salas de aula por conta do bullying. “A maior parte das pessoas trans não consegue concluir nem o ensino fundamental. Não resta nada a elas a não ser a prostituição.”

O livro “Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas”, fruto de pesquisa coordenada por Miriam Abramovay nas escolas do Distrito Federal em 2009 para a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF-GDF), traz números que ilustram o problema no ambiente escolar: quase 28% dos alunos afirmaram que não gostariam de ter colegas homossexuais em classe. Esse número sobe para mais de 44%, quando se isola apenas a opinião dos alunos do gênero masculino.

De acordo com Reis, o material desenvolvido pelo Escola sem Homofobia não deve ser visto apenas como um kit isoladamente. Ele é parte de uma série de estratégias para promover a garantia dos direitos humanos e o respeito às orientações sexuais e às identidades de gênero no âmbito escolar.

“A sociedade é feita para os heterossexuais, é uma sociedade heteronormativa. E é isso que o projeto e o material questionavam. Há uma orientação sexual dominante, a heterossexual; qualquer outra parece propaganda. E isso é um grande engano”, finaliza.

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