Wednesday, December 7, 2011

Via UFOP: Debate sobre diversidade reúne a comunidade acadêmica no ICSA



Na noite da terça-feira, 06 de dezembro, cerca de 200 pessoas, entre professores, alunos, técnicos e convidados, reuniram-se no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para participação no debate “Sim à diversidade”. O evento teve como principal objetivo a conscientização sobre a luta contra o preconceito, a discriminação e a violência, e o combate à homofobia e ao sexismo.

O debate contou com a presença do psicólogo e mestrando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Tolentino, que estuda a relação entre Educa&cce! dil;ão e projetos de combate à homofobia em escolas. Tolentino é um dos fundadores do Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS!), Coordenador do Projeto Educação sem Homofobia em Santa Luzia, e Pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG) e do Núcleo de Psicologia Política (NPP/UFMG).

Em sua fala, Tolentino apresentou elementos da discussão política sobre a homofobia, e diferenciou a violência contra homossexuais que acontece nas ruas, geralmente associada a mortes e violência física, daquela que acontece em instituições e espaços privados. O psicólogo destacou a importância do papel da Universidade na produção de conhecimento e na transformação do espaço: “Como instituição pública, ligada à esfera política, a Universi! dade deve abraçar a missão de trazer para discus! s&atilde ;o o princípio da igualdade, fundamental para a democracia”.

Após a fala inicial de Tolentino, estudantes dos cursos de Serviço Social e Jornalismo tiveram a oportunidade de relatar pesquisas e projetos em torno do tema, e anunciaram o interesse na criação de um coletivo para promover o debate e a conscientização acerca das questões da homossexualidade e da diversidade na UFOP.

Também estavam presentes no ICSA o Pró-Reitor de Administração, André Lana, o Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Rafael Magdalena e o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, que reafirmaram o apoio de suas Pró-Reitorias ao movimento. O evento também contou com o apoio e a colaboração do Diretor do ICSA, José Arthur dos Santos Ferreira, e da Vice-diretora d o Instituto, Juç! ara Brittes, dos representantes dos colegiados do Instituto e de professores dos cursos de Serviço Social, Jornalismo, Administração, Economia, do Departamento de Educação e do Cead.

(Foto: Movimento Batalho pela Diversidade)

No comments:

Post a Comment