Thursday, July 2, 2020

Via Coisa do Japão // Templo budista em Saitama realiza casamentos LGBTQIA+


Saimyouji, em Saitama, torna-se o segundo templo budista conhecido no Japão a promover abertamente casamentos LGBTQIA+, seguindo o exemplo do templo Shunkoin de Kyoto.
Saimyouji @Tokyo Weekender
No Japão há templos e santuários em praticamente todo lugar. Apesar disso, menos de 40% da população japonesa se identifica com alguma religião, sendo que a maioria deles se afirma budista.
Atualmente, pode-se dizer que os templos budistas operam mais como negócios do que como local para receber orientação espiritual. Ao contrário do budismo na Índia, onde a religião se originou, o budismo japonês é mais conhecido como “budismo fúnebre”, pois em muitos casos apenas os serviços funerários estão disponíveis ao público.

O templo Saimyouji, em Kawagoe, Saitama-ken, com uma história de quase 800 anos pretende se destacar do resto graças aos esforços de seu recém-nomeado sacerdote chefe Senda Akihiro.
Senda Akihiro, 57º sacerdote-chefe de Saimyouji, passou dois anos na Índia estudando e praticando o budismo sob a orientação de seu mentor indiano antes de herdar o templo de seu pai.
“Quero abrir meu templo para todo mundo, seja japonês ou estrangeiro”, diz Senda em entrevista ao site Tokyo Weekender. “O objetivo de todas as religiões, incluindo o budismo, é ajudar as pessoas.”

Via FB


Via Daily Dharma: Deepen Your Understanding of Existence

“Just sit” doesn’t mean to sit passively; it is sitting based on deepening both your intellectual and experiential understanding of your existence. 

—Dainin Katagiri Roshi, “You Are Already Here”

CLICK HERE TO READ THE FULL ARTICLE