A personal blog by a graying (mostly Anglo with light African-American roots) gay left leaning liberal progressive married college-educated Buddhist Baha'i BBC/NPR-listening Professor Emeritus now following the Dharma in Minas Gerais, Brasil.
Wednesday, August 16, 2023
Via Dhamma Wheel | Right Speech: Refraining from Malicious Speech
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Via Daily Dharma: Accepting Pain
Accepting Pain
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Via Ram Dass - Love Serve Remember Foundation \\ Words of Wisdom - August 16, 2023 💌
Tuesday, August 15, 2023
Via Dhamma Wheel | Right Intention: Cultivating Compassion
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Via FB // RISSHO ANKOKU-RON (Tratado Sobre A Propagação Da Paz Em Todo O País Através Do Estabelecimento Do Verdadeiro Dharma) Parte 6
RISSHO ANKOKU-RON (Tratado Sobre A Propagação Da Paz Em Todo O País Através Do Estabelecimento Do Verdadeiro Dharma) Parte 6
"Você deve mudar sua fé e adotar a única boa ação do verdadeiro Mahayana, imediatamente."
O
ponto principal das ideias do Ankoku-ron é tornar o país pacífico
estabelecendo o verdadeiro Dharma. O conteúdo do verdadeiro Dharma é
sobre religião e moralidade. Com relação à religião, o Budismo é o
padrão para Nichiren Shonin e, para ele, o Budismo é a religião que
ensina a harmonização e a unificação. Portanto, ele critica as fés de
exclusão. Então, ele começou a apontar suas críticas para as ideias de
"Nembutsu exclusivo" pregadas pelo Rev. Honen primeiro. O "Nembutsu
Exclusivo" insiste que você nunca deve orar para outros Budas e
divindades se você acredita no Buda Amida. “Descartar, fechar, selar,
abandonar”, essas quatro palavras são usadas no Senjaku-nembutsu-shu
(選択本願念仏集) de Honen. Ele diz que você deve abandonar o caminho do
Bodhisattva e outras práticas difíceis e adotar a única fé. Em seguida,
ele insiste gradualmente que você deve agradecer apenas ao Buda Amida.
Esse é o caminho mais fácil, qualquer um pode fazê-lo, afirma ele. A
afirmação de Nichiren é totalmente oposta a essa instrução. Não há nada
inútil. Ele diz que é necessário abraçar todas as coisas e colocá-las em
ordem, e que você deve adotar a fé unificada. Ele chama isso de "A
única boa ação do verdadeiro Mahayana". Portanto, vários Budas, deidades
e Bodhisattvas estão reunidos no Mandala Gohonzon. Ou seja, é a
diferença entre henoteísmo(forma de religião em que se cultua uma única
divindade, considerada suprema, mas sem negar a existência de outros
deuses) e religião unida.
A
escola da Terra Pura diz que o Nembutsu é adequado para pessoas comuns
porque salva até mesmo uma pessoa perversa e uma pessoa estúpida.
Nembutsu é o caminho fácil, e o Sutra do Lótus é o caminho difícil que é
inútil para nós. Essa é uma ideia basicamente errada do ponto de vista
religioso e moral. Se você quiser comprar algo, pode procurar algo que
seja mais barato. No entanto, esse não é o caminho de uma religião. O
espírito dos seres humanos tem possibilidades ilimitadas. Embora haja
disparidade de riqueza e diferença de classe na realidade, não há
discriminação entre ricos e pobres nem diferença entre os de alto nível
intelectual e os de baixo nível, no que diz respeito ao espírito. E,
para descobrir o valor ilimitado do espírito, existem religiões e
moralidades. Diz-se que "a luz de uma vela de um homem pobre é superior à
luz de dez mil velas de um homem rico". Como não há distinção entre os
seres humanos em relação à religião, uma doação sincera de uma pessoa
que não é rica tem muita mais virtude do que uma grande doação de um
homem rico que se exibe. No mundo materialista, embora um homem pobre
não seja páreo para um homem rico, e uma pessoa de baixa posição possa
ser subjugada por uma pessoa de alta posição, você não precisa hesitar
em nada quando se trata de crenças religiosas. Mesmo que esteja com um
acadêmico distinto ou uma pessoa fabulosamente rica, sua sinceridade não
precisa andar atrás dele. A religião deve lhe dar essa coragem.
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Por Reverendo Sinyou Tsuchiya
Por Reverendo Sinyou Tsuchiya
Via Daily Dharma: Be Kind to Yourself
Be Kind to Yourself
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Via Dhamma Wheel | Right Intention: Cultivating Compassion
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